A quarta edição da live Fala com Ela, realizada nesta terça-feira (03), abordou o tema mobilidade urbana. A primeira convidada do encontro foi Tássia, moradora do centro e ciclista. Ela é uma das idealizadoras do Fórum do Ciclismo 2021 e contou sua experiência utilizando a bicicleta para se deslocar pela cidade. Para ela, é necessário integração do ciclismo com outros meios de transporte para que as pessoas possam se deslocar, ao menos em pequenos trechos, com a bicicleta na cidade.
Na sequência, dona Elzira, moradora da Aberta dos Morros, relatou a dificuldade de utilizar o transporte público. Segundo ela, o ônibus que circulava no bairro foi retirado em março, sem aviso. Agora, ela precisa caminhar até a avenida Juca Batista, cerca de meia hora, para utilizar o transporte. Manuela comentou que é necessário governar para quem mora longe das avenidas centrais. Rossetto endossou que 35% das pessoas se movimentam de ônibus na Capital e precisam de um serviço de qualidade.
Denner, motorista de aplicativo há três anos e meio, relatou que tem trabalhado mais e recebido menos. Ele também comentou que considera injusta a taxação dos aplicativos, que é de 40%. Manuela reforçou a proposta de criar um aplicativo municipal taxando menos os motoristas. O valor dessa taxa servirá para ajudar no fundo de mobilidade e baixar o valor da passagem. Denner também contou que foi cobrador de ônibus e viu as linhas se unificarem, a oferta diminuir e as pessoas ficaram desassistidas.
Lucas, que está desempregado, contou as dificuldades de se locomover pela cidade. Segundo depoimento, o valor da passagem é um empecilho na hora de buscar recolocação no mercado. Rossetto complementou que as pessoas gastam 25% de um salário mínimo se deslocando, e esse valor pesa principalmente para quem não tem remuneração. “O desemprego é um dos principais problemas da cidade, a Prefeitura não pode virar as costas quando a população mais precisa”, complementou Manuela.
As lives anteriores aconteceram nos dias 13, 20 e 27 de outubro e abordaram educação, saúde e segurança.